Uma decisão que altera o resultado

por 17:08 0 comentários


“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.” (Jeremias 10.23).

H
oje em dia somos levados a tomar decisões importantes para nossa vida, muitas vezes sem ter estrutura para isso. É o caso dos adolescentes, que chegam muito cedo às portas da faculdade, tendo que decidir sobre a profissão que seguirão por toda sua vida, sem ter, ainda, a maturidade para fazê-lo. Ou um casal em crise, que pensa em optar pelo divórcio, sem ter noção de como será o futuro de toda a família. Ou ainda alguém que, na meia-idade, perde o emprego e se vê obrigado a enfrentar um mercado de trabalho composto de profissionais mais jovens. Tudo isso pode gerar aflição e ansiedade, e nos leva a olhar para nossa devocional de hoje com expectativa.
Em situações assim, temos que reafirmar ao nosso coração o que o profeta Jeremias estava falando ao povo de Deus: “não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos”. Se tivermos essa convicção em todos os momentos de nossa vida, teremos maior facilidade para tomar as decisões importantes nos momentos cruciais. Tal convicção, entretanto, só pode ser adquirida quando nos submetemos ao senhorio do Altíssimo, sabendo que Ele é quem controla nosso destino. Isso não apenas simplificará nossos processos de decisão, mas também nos trará um sossego maior nas decisões que o Senhor nos orienta a tomar.
E, se você ainda pensa que você mesmo determina seu caminho, e dirige os seus passos, comece a mudar sua mente e a confiar mais no seu Senhor. Lembre-se dos textos bíblicos que nos ensinam sobre o estabelecimento de prioridades em nossa vida: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37.5) e “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.31-33).
Em seus projetos de vida, busque a presença de Deus para tomar as decisões que nortearão seu futuro. Nossa visão é curta, mas nosso Senhor sabe todas as coisas, e certamente abrirá as portas certas na hora certa. Lembre-se que “não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor...” (Eclesiastes 9.11).
Se você está passando por angústia de alma, por causa da insegurança quanto ao futuro, ou por ter tomado uma decisão errada, volte-se para o Altíssimo com o coração aberto a mudanças. Mesmo os caminhos que já foram traçados poderão ser corrigidos e redirecionados. O seu futuro é de interesse de seu Deus, e ele certamente tem coisas boas para conceder, razão pela qual você pode, hoje, se entregar confiantemente a ele.


Rev. Saulo Pereira de Carvalho

0 comentários :

Postar um comentário