Mentes Cauterizadas

por 08:56 0 comentários


“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.” (Isaías 59:1).

A
lgumas pessoas conduzem o relacionamento com Deus da mesma forma que administram o limite do cheque especial, em suas contas bancárias: algo para ser acionado apenas em momentos de aperto e dificuldades. E, ainda assim, buscam a face do Altíssimo só quando já tentaram de tudo, e não conseguiram resolver os problemas. Tais pessoas não cultivam intimidade com o Senhor, e não raras vezes têm a impressão que ele não ouve suas orações. Se, em suas aflições, você tem esse mesmo sentimento, aprenda com o texto de nossa devocional de hoje como lidar com ele.
O profeta Isaías está trazendo uma preciosa informação: que Deus está com as mãos estendida para salvar, e com os ouvidos abertos para ouvir nosso clamor por socorro. Isso é muito importante porque, em alguns momentos de nossa vida, isso é tudo que precisamos. Na verdade, temos até que lutar contra nosso próprio coração, uma vez que nos momentos de tribulação temos dificuldade em perceber esse socorro do Senhor.
Entretanto, é preciso estudar o capítulo todo, porque ali o profeta explica que essa impressão, de que Deus não está ouvindo nossa oração, pode ser algo real. Há situações em que, de fato, o Senhor não pode nos ouvir. Isso se dá quando vivemos em pecado. “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (v. 2). No restante do texto, o profeta nomeia alguns dos pecados que o povo estava cometendo, evidenciando que viviam uma vida completamente à parte de Deus. O resultado de viver em pecado é descrito nos versos 9 e 10: “Por isso, está longe de nós o juízo, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que há só trevas; pelo resplendor, mas andamos na escuridão. Apalpamos as paredes como cegos, sim, como os que não têm olhos, andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas e entre os robustos somos como mortos”.
Se, até aqui, essa reflexão está trazendo peso sobre seu coração, em virtude de você estar vivendo em algum pecado (e agora sabe que Deus não poderá te abençoar por causa disso), então gostaria de trazer um lampejo de esperança para sua alma: a mensagem do profeta, é que a intenção do Altíssimo é a sua conversão, que você abandone a velha vida pecaminosa e passe a viver uma nova vida (“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” – 2 Coríntios 5.17). Nessa nova vida, o Redentor tira o pecado, que faz separação entre você e o seu Deus, e assim a mão dele estará novamente acessível para abençoar, e os ouvidos dele para ouvir seu clamor. E se você não sabe como viver uma nova vida, comece pela entrega total de sua vida a ele: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37.5).
Ao passar pelos desertos de sua vida, aproveite para ter um encontro com seu Senhor, e desenvolver intimidade com ele.
“Virá o Redentor a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o SENHOR” (v. 20).


Rev. Saulo Pereira de Carvalho

0 comentários :

Postar um comentário