A palavra viva e eficaz que nos sustenta

por 10:49 0 comentários

“O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam” (Isaías 58:11)

               Quando passamos por aflição e enfrentamos crises agudas, alguns textos bíblicos parecem tão distantes de nossa realidade, que até evitamos meditar neles. Às vezes, estamos tão cansados e exaustos, que perdemos a esperança de dias melhores, e esse tipo de texto nos deixa ainda mais deprimido. O texto de hoje é um desses, onde Deus fala de nossa vida de uma forma tão positiva, que temos dificuldade em crer em suas palavras. Mas esse sentimento é enganoso, pois a situação é exatamente o oposto: ele promete e cumprirá sua palavra em nossa vida. Isso tem que ser reafirmado em nossos momentos de angústia, para nos dar esperança de dias melhores, porque é Deus quem nos garante isso. Por isso, analise comigo o texto de hoje, mesmo que seu coração esteja desalentado.
Primeiramente, ele assegura que nos guiará continuamente. Isso expressa a totalidade de nossas experiências, tanto as alegres quanto as difíceis. O tempo todo ele estará nos guiando, mesmo que não consigamos vê-lo em nossas tribulações. Além disso, ele afirma que fartará a nossa alma, até em lugares áridos. Talvez você possa questionar em seu coração que, se ele está nos guiando, e passamos por lugares áridos, então ele é quem nos conduz para os lugares áridos, ao invés de nos conduzir para pastos verdejantes. Será que é, de fato, assim? Depende. Você pode estar passando por lugares áridos, por estar fugindo da direção de Deus. Ainda assim, ele estará cuidando de sua vida, e tomando providências para que você volte para o caminho dele. Mas não podemos deixar de considerar o confortante salmo 23, onde mostra o Senhor como nosso pastor, que nos conduz e não deixa que nada nos falte. Mesmo assim, o salmo fala de “vale da sombra da morte” e de “adversários”. Lembre-se, que para nos levar para uma montanha mais alta, nosso bom pastor tem que nos conduzir pelo vale profundo que há entre as montanhas. Mas ainda assim, ele continua conosco: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmo 23.4).
No final, Deus garante que sua vida será bem diferente do que é hoje: “serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam”. Sei que pode parecer difícil, em sua aflição, visualizar sua vida com essa ilustração, mas coloque sua confiança na palavra de seu Senhor. Ele é quem está afirmando isso, e não podemos duvidar de seu poder em cumprir sua palavra. Reafirme isso continuamente. Na tela de meu computador tenho a charge de um pastor, de terno e gravata, pendurado por uma corda quase arrebentando, com apenas um fiozinho por se romper; ele está se segurando na corda com uma mão, e com a outra está tampando os olhos e dizendo: “Não quero nem ver como Deus vai me livrar dessa!”. Eu mantenho esse desenho à minha frente, a fim de me relembrar dos momentos em que passei por aflição, e Deus me livrou de forma miraculosa. Assim como ele me socorreu, ele também te acudirá.


Rev. Saulo Carvalho

0 comentários :

Postar um comentário