Voltando ao sossego

por 00:13 0 comentários
"Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza" (Salmo 116.3)
Qualquer pessoa está sujeita a passar por tribulações e angústias. Seja pobre ou rico, mulher ou homem, criança ou adulto, ninguém está isento dessas situações de desespero. A diferença não está em QUEM passa pela tribulação, mas em COMO se passa por ela. O autor do Salmo 116 fez a confissão acima, reconhecendo que ele passou por momentos dificílimos, e deixou para você os passos para sair da tribulação.
Primeiro passo: declare seu amor pelo Senhor, reconhecendo que ele ouve suas orações (v. 1). Isso é primordial porque tira o foco dos problemas e o coloca no lugar certo, que é o nosso amado Senhor. Além disso, ao relembrar que ele ouve suas orações você terá maior estímulo a orar de forma incessante, e isso será instrumento pedagógico nas mãos dele para abençoar sua vida.
Segundo passo: invoque o nome do Senhor, de forma específica, nas horas difíceis (v. 4,8). Não é fazer uma "oração genérica", mas falar o que de fato traz terror ao seu coração, e inquietação à sua alma. Demonstre a confiança de que, não importa o que aconteça, "invocá-lo-ei enquanto eu viver" (v. 2).
Terceiro passo: desenvolva uma intimidade com o Senhor, em todos os momentos de sua vida, não só nos difíceis. "Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo" (v. 12-14). Aqui, o salmista ressalta a importância da gratidão no coração, pelas ações do Senhor, e também da vida em comunidade com o povo de Deus. Abra seu coração para um estilo de vida envolvido com o povo de Deus, e com tudo que se refere a ele. Não é apenas buscar a bênção de Deus, mas estar continuamente envolvido com o Deus da bênção. Isso é tão importante, que o salmista repete a mesma ideia: "Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo, nos átrios da Casa do Senhor" (v. 18-19).
E por último, aquiete sua alma na presença de Deus. Como o salmista, fale com firmeza: "Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo" (v. 7). Nada de alimentar autocomiseração, nem rejeitar o consolo do Senhor, nem se isolar do povo de Deus. Pelo contrário, repreenda sua alma e negue ao seu coração o direito de continuar aflito. Afinal, de Deus vem o seu socorro. Retome sua vida social, volte para o seu trabalho, reassuma suas responsabilidades e tarefas familiares. Coloque sua alma sossegada na presença do Senhor, e parta para a ação. Em breve suas tristezas serão dissipadas.


Texto de: Rev. Saulo Carvalho
Extraído do livro Meditações para Dias de Aflição - Edição Compacta

0 comentários :

Postar um comentário