O perigo da tirania da maioria

por 17:34 0 comentários


O Livro de Números relata Israel às portas da entrada da terra de Canaã, onde doze homens são designados a espiar a terra, e a maioria optou pelo discurso de não entrar diante das dificuldades destacadas (Nm. 13.31-33), mas foi a minoria quem agradou a Deus, no caso, Josué e Calebe (v.30).
A maioria inflamou o povo e o desanimou contra a vontade de Deus, com prejuízo da sua própria entrada na terra, e retorno ao deserto, tendo ainda como consequência a decretação Divina da eliminação da maioria daquela geração (toda), que cairia no deserto. Somente Josué e Calebe entrariam (com suas famílias) na Terra Prometida.
Assim foi também nos dias de Elias, onde ele sozinho representou a Deus e sua vontade, ante aos quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, a maioria deflagrados e condenados, como falsos profetas (1Rs. 18:20-40).
Assim também nos dias de Ló em Sodoma e Gomorra, quando somente ele e sua família seriam retirados para perda e extermínio da maioria, corrupta e depravada (Gn 19).
Assim foi com Israel no tempo de Jeremias, onde ele somente, pregando para a maioria, viu a destruição, desterro e deportação da maioria (Jr. 19:21). Assim foi com Jesus contra os fariseus, escribas e religiosos, onde ele somente denunciou o pecado e distorção da maioria, que se ajuntava no templo, recebendo sofrimento e injúria sobre Si (Mt. 21:12-13).
Assim foi com Estevão, que depois de testemunhar de Cristo e vendo a glória de Deus foi apedrejado pela maioria (At. 7:54-60). Assim foi com Paulo enfrentando os Judeus para lhes convencer que Jesus era o Cristo, também sendo perseguido pela maioria.
Assim foram com os pré-reformadores que foram executados pela maioria para silenciar a nascente voz da Reforma (John Huss, Savonarola). Assim foram com os reformadores (Lutero, Calvino, Zuínglio), que enfrentando a maioria, bradaram com exultante voz: “basta aos erros, foco nas Escrituras e Glória somente a Deus”. A Maioria não conseguiu detê-los, pois estes poucos estavam ao lado daquele que é Único, Superior e Eterno.
Assim continua até hoje o testemunho de uma minoria, ante uma maioria iniqua, incrédula e distante de Deus.
Tenho muito temor da maioria porque como já vimos múltiplas vezes, Deus e sua vontade não se expressam pela tendência da maioria.
Em tempos de estatísticas e consulta a pesquisas em busca da opinião da maioria para se estabelecer o que é certo e bom a todos, corremos um grande risco de nos deixarmos levar pela indução da maioria.
O velho ditado popular diz que: "a voz do povo é a voz de Deus", entretanto, olhando aos inúmeros exemplos bíblicos, esta fórmula logo se desfaz caindo por terra, mostrando-se como um engodo absurdo.
Desta forma, irmãos, CUIDADO!!!
CUIDADO com a voz da maioria!
CUIDADO com a opinião da maioria!
CUIDADO com o modo de vida da maioria!
Pois foi a maioria que gritou:
“Crucifica Jesus! E liberta a Barrabás!”
A maioria amou o pecado e regozijou-se com a injustiça!



Rev. Carlos de Souza Silva

0 comentários :

Postar um comentário