Temor que gera alegria e vida abundante

por 15:55 0 comentários


Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17.7-8)

Um sentimento de alegria e gratidão a Deus sempre invade nosso coração, quando podemos ser instrumentos nas mãos dele, para abençoar outra pessoa. Uma ajuda financeira, uma cesta de alimento, uma palavra amiga, uma oração que traz refrigério, ou até mesmo a oportunidade de “chorar com os que choram”, seja a ação que for, é motivo de alegria, para a pessoa abençoada e também para nós, os instrumentos usados por Deus. Mas, quando estamos passando pelo nosso vale profundo, além de nossa aflição, ainda vem o peso de não podermos ajudar ninguém. Se seu coração tem esse sentimento, medite comigo no texto de hoje.
O próprio Deus é quem está se dirigindo ao seu povo. E ele traz, aqui, uma bênção específica para aquele que confia nele, e o tem como única esperança. Para ilustrar como será a vida dessa pessoa, ele usa uma figura bem diferente daquela contida no verso 6, que fala de arbusto solitário no deserto. Agora, este homem é “como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”. Vejamos algumas lições apontadas com essa ilustração.
Primeiro, o homem que teme ao Senhor é como árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro. Esse homem tem, sempre, as forças necessárias para crescer de forma saudável e para prosperar. Ele não estará isento de passar por momentos difíceis. Na verdade, o texto fala que aquela árvore da ilustração, enfrentará o calor e até mesmo o “ano de sequidão”, referindo-se às crises mais severas que podem acometer uma árvore. Igualmente, na vida do homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor, virão épocas extremamente difíceis. Mas, assim como aquela árvore plantada junto a correntes de águas, ele não receia, nem se perturba, e o mais importante: ele não deixa de dar fruto. O segredo é o fato das raízes estarem estendidas até as águas do ribeiro.
A segunda lição que tiramos dessa ilustração, é que o homem que confia no Senhor é sempre alguém abençoador. Numa árvore como aquela as pessoas encontram sombra, descanso e alimentação (com seus frutos). Assim também, o homem que confia no Senhor é um refrigério para seus familiares e amigos. O arbusto no deserto é solitário. A árvore junto às águas jamais estará sozinha.
Se hoje, você se sente mais triste ainda porque, em virtude de sua angústia de alma, está impossibilitado de ser bênção na vida de sua família e amigos, se entregue ao Senhor, para que Ele reverta essa situação. A solução é mudar de vida: deixar de ser alguém que confia no braço humano, e passar a ser alguém que confia no Senhor. Para continuar usando a ilustração, tenho certeza que o Senhor transplantará o “arbusto solitário no deserto” (que é sua vida) e o levará para junto das águas, virando uma frondosa árvore cheia de seiva e de verdor.



Rev. Saulo Pereira de Carvalho

0 comentários :

Postar um comentário